Jyotisha (sânscrito: ज्योतिष, IAST: Jyotiṣa) ou astrologia védica é considerada a ciência das luzes celestiais e seus efeitos na vida humana. Oferece-nos orientação no caminho da nossa espiral evolutiva.
A palavra ‘Jyotisha’ foi derivada da língua sânscrita. ‘Jyoti’ significa luz, “Isha” – o prefixo da palavra sânscrita significa ‘Ishwara’ ou Deus. Assim, Jyotisha significa ‘Feito de Luz’ ou ‘Luz de Deus’ ou o estudo da Luz. Como a palavra significa a palavra-chave luz, Jyotisha torna-se a ciência da existência humana ligada ao corpo físico, astral e casual e à sua relação com a Natureza. O corpo humano existe no macrocosmo e a existência dentro do microcosmo corporal é a mesma.
Do ponto de vista astrológico, Jyotisha utiliza os planetas para cálculos, e esta é uma metáfora para o ‘dispositivo’ nesta ciência. A astrofísica simples equipara o corpo humano a um prisma que permite a passagem da luz. Basicamente a luz refrata e se abre como um espectro de sete cores. Aqui o prisma é o corpo físico, o feixe de luz é a Alma, o estudo do espectro é Jyotisha e a fonte do feixe de luz é Ishwara. A energia que sustenta Tudo é o “Poder Kundalini”, que é a energia cósmica que tudo permeia.
As sete cores do espectro complementam os sete planetas, além dos dois planetas extras não iluminados, chamados Rahu e Ketu. Eles são os Pólos Norte e Sul do espectro. A astrologia ocidental considera esses nós chamados de Cabeça de Dragão e Cauda de Dragão. Todos esses planetas são dispositivos usados na Astrologia, assim como a clarividência usa uma bola de cristal ou 'cartas de tarô' como dispositivo para prever.
Jyotisha é um mapa da jornada da Alma e do retorno à cabeça de Deus. Nos Vedas é chamado de Karma (o acontecimento) ligado ao passado, presente e futuro. O espectro de um indivíduo é único e sua apresentação gráfica é chamada de 'Kundali' (mapa astral) cobrindo 12 'Bhavas' - liberando características pessoais e físicas, posição financeira, relacionamentos, realizações acadêmicas, vidas passadas, saúde, felicidade conjugal, desgraça e doença, realizações espirituais, ocupação ou meios de subsistência.
Considere isso como um código de vida. É a linguagem do Divino, o projeto da nossa Alma. Se você conhece esta linguagem, o universo e sua energética celestial falarão com você. É uma forma de se conhecer mais intimamente. Jyotisha ilumina a escada que leva ao seu eu mais íntimo e ajuda você a entender como ele realmente é, não apenas como os outros o veem ou como você imagina que é.